Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Comida - em cima da hora

Jamie Oliver abrirá casa italiana no Itaim

Chef britânico pop star confirma primeira filial do Jamie's Italian nas Américas, apoiado em pequenos produtores

Segundo sócio, depois de se consolidar em SP, a marca inglesa deve expandir para o interior do Estado, Rio e Brasília

ANA PAULA BONI EDITORA-ASSISTENTE DE "COMIDA" E "TURISMO"

O chef britânico Jamie Oliver confirmou nesta terça-feira (15), por meio de seu perfil no Instagram, a abertura de seu primeiro restaurante em São Paulo até o fim do ano. É a primeira filial da sua rede Jamie's Italian nas Américas.

Entre seus sócios na empreitada estão os brasileiros Lisandro Lauretti e Marcel Gholmieh, que negociam a vinda do cozinheiro estrelado ao país há cerca de três anos e apareceram na foto que ele postou na rede social.

Jamie Oliver, 39 --que ficou famoso com programas de sucesso na TV, já transmitidos em mais de cem países, e pelos best-sellers publicados, como "30 Minutos e Pronto" (ed. Globo)-- veio ao Brasil para a final da Copa do Mundo e está no Rio.

Seu restaurante em São Paulo, de culinária italiana, deverá ser aberto na rua Gironda, no Itaim Bibi, zona oeste. Lauretti ressalta em entrevista à Folha, porém, que "há outras possibilidades, mas vai ser mesmo no Itaim".

Lauretti, 40, é o que eles chamam de "key person" de Oliver no Brasil, o operador responsável pela vinda da casa e que cuidará de toda a produção na cozinha.

Segundo ele, 80% do menu deve repetir receitas da rede lá fora e 20% serão compostos de adaptações aos ingredientes brasileiros. Além disso, haverá cerca de três pratos do dia, de acordo com os ingredientes mais frescos.

"Essa é uma bandeira cara a Jamie. É um conceito dele, de usar produtos locais", diz Lauretti sobre o ativista da alimentação saudável.

Para assumir a dianteira do Jamie's Italian, Lauretti teve de vender suas ações em outros endereços dos quais era sócio, como o Hooters. Neste restaurante, estão hoje seus outros cinco sócios na rede britânica --Marcelo Goldfarb e Carlo Gardia (Serafina e Benihana), Bruno Laporta, Diego Sala e Gholmieh, que é o CEO da Hooters no Brasil.

A marca britânica também não deve ficar só em São Paulo. "Há a possibilidade de expandirmos. Temos foco no Rio, na região de Campinas e também talvez Brasília. Mas primeiro precisamos consolidar aqui", diz o empresário.

PEQUENOS PRODUTORES

Trazer Jamie Oliver para o Brasil começou com um e-mail. "Há uns três anos, ele anunciou que queria vir para cá. Escrevi para convencê-lo de que o sócio perfeito era eu", diverte-se Lauretti. Em 2012, o brasileiro passou uma semana em Londres, para "selar" a sociedade.

Já no início do ano passado, ficou 60 dias em treinamento nos restaurantes de Oliver, "trabalhando 12 horas por dia". "Mesmo com 20 anos de experiência na cozinha, voltei a cortar cenoura, a cortar batata", conta ele, que se formou em gastronomia na Anhembi Morumbi.

De 2013 para cá, o contato com a equipe de Oliver se dá diariamente on-line para a aprovação dos produtos.

"O tagliatele à bolonhesa será feito com carne de porco de Mococa [a 262 km de SP], da Cerrado Carnes. Outro clássico que serviremos é a lasanha."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página