Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

'Gangue' de vira-latas 'domina' batalhão e delegacia em SP

MARTHA ALVES DE SÃO PAULO

Nem oficiais e praças da PM nem delegados e investigadores da Polícia Civil. A turma que se sente dona do pedaço na região do 47º Batalhão da Polícia Militar e do 72º DP (Distrito Policial) é formada por oito vira-latas.

Numa madrugada fria, a reportagem encontrou quatro dos cachorros passeando e latindo para quem se aproximasse da entrada da delegacia, na Vila Penteado, zona norte de São Paulo. Pareciam estar no quintal de casa.

O soldado Thiago Luiz Freitas já conhece a cadela do batalhão onde trabalha. Para ele, Ruivinha é a estrela do grupo, que inclui Ronildo, Cabeção, Afonsinho, Monarim, Celeste, Moraizinha e Batista. Eles vivem em um canil improvisado no batalhão da PM, mas gostam mesmo é do movimento do 72º DP.

Apesar da preferência por Ruivinha, o líder da cachorrada é Cabeção. É o mais antigo no batalhão e já demarcou seu território. O vira-lata preto e branco mora no local há cinco anos.

A vida do grupo inclui cometer pequenos "furtos" de pizzas e marmitas. Freitas lembra que um dia Cabeção aproveitou a distração de um policial para subtrair uma pizza inteira ainda na caixa.

Não por fome, diz, pois os cachorros comem ração duas vezes ao dia por orientação de veterinários.

"Nos organizamos nos plantões para dar ração duas vezes ao dia, mas eles adoram pizza", conta Freitas.

O novato no grupo é Afonsinho, que chegou "pele e osso" e já está "gordinho", segundo Freitas.

Há alguns dias, outra vira-lata chegou. Arisca, olha desconfiada e se esconde atrás dos carros da PM. "Vamos pensar em um nome. Por enquanto ela ainda está se adaptando", diz o soldado.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página