Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

SP tem dia mais frio do ano; SC registra -8°C

Massa de ar polar e chuva fazem termômetro marcar 9°C na cidade de São Paulo; previsão para esta sexta-feira (15) é de mínima de 10°C

Com temperatura negativa, cidade no interior catarinense fica com campos e carros cobertos de gelo

FABRÍCIO LOBEL DE SÃO PAULO

São Paulo e Santa Catarina registraram nesta quinta-feira (14) recordes negativos de temperatura. Em Urupema (SC), os termômetros desceram a -8°C. Já a capital paulista teve o dia mais frio desde o inverno do ano passado.

Tanto a temperatura máxima quanto a mínima foram as menores de 2014, segundo dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

O instituto registrou a madrugada mais fria do período, com mínima de 9°C. De acordo com termômetros da prefeitura, no extremo sul da cidade as temperaturas chegaram a 7,8°C.

Conforme o dia avançou, o frio diminuiu, mas não muito. A máxima foi de 12,6°C.

Ainda assim, em comparação com o inverno do ano passado, o frio desta quinta-feira foi bem mais brando.

Com mínima de 5,2°C, o inverno de 2013 registrou 11 dias com temperaturas mais baixas do que esta quinta.

A atual onda de frio é resultado de uma forte massa de ar polar que chegou ao Estado depois de uma onda de calor, quando os termômetros marcaram 28°C.

A frente fria que antecedeu a massa de ar polar trouxe ao Estado também clima chuvoso, que melhorou os índices de umidade relativa do ar.

Ontem, esse índice chegou a 90% durante a tarde --na semana passada, ficou abaixo de 20%, o que é considerado estado de alerta pela Organização Mundial de Saúde.

Segundo a Somar Meteorologia, nos próximos dias a situação deve se manter, mas com tendência de perda de força da massa polar.

Nesta sexta-feira (15), as temperaturas devem variar entre 10°C e 18°C.

Pancadas de chuva estão previstas para o leste do Estado, Vale do Paraíba e região de Campinas e Sorocaba. Não há previsão de chuva sobre o sistema Cantareira, que passa por uma forte seca.

SANTA CATARINA

Já no Sul, Urupema (SC) registrou a menor temperatura do ano no país. O frio chegou a -8°C, segundo o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina.

A cidade amanheceu com campos e carros cobertos de gelo. O mesmo fenômeno deve se repetir na manhã desta sexta em parte de Santa Catarina e em praticamente todo o Rio Grande do Sul.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página