Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Ilustrada em cima da hora

Festival de Gramado premia 'A Estrada 47'

Filme sobre brasileiros na 2ª Guerra leva Kikito

DE SÃO PAULO

O longa-metragem "A Estrada 47" levou o prêmio de melhor filme nacional no 42º Festival de Cinema de Gramado, na noite de sábado (16).

Vencedora do prêmio Kikito de Cristal, a coprodução entre Brasil, Portugal e Itália tem no elenco Daniel de Oliveira e Julio Andrade e narra a história de pracinhas brasileiros na Segunda Guerra.

"Convencer as pessoas a fazer um filme sobre guerra, na neve e em outro país foi bem difícil", disse o diretor Vicente Ferraz ao receber o prêmio. O longa também ganhou na categoria desenho de som.

"A Despedida", de Marcelo Galvão, ganhou em quatro categorias: diretor, ator (Nelson Xavier), atriz (Juliana Paes) e fotografia. A trama gira em torno de um homem de 92 anos (Xavier) que resolve passar a noite com uma mulher 55 anos mais nova (Paes).

Ignorado no Festival de Paulínia, "Infância", de Domingos Oliveira, também levou quatro prêmios em Gramado: roteiro, ator coadjuvante (Paulo Betti), montagem e menção honrosa do júri a Fernanda Montenegro.

No filme autobiográfico, a atriz veterana vive Dona Mocinha, avó do diretor, matriarca durona e lacerdista que vive num casarão em Botafogo, no Rio, nos anos 1950.

O infantojuvenil "O Segredo dos Diamantes", de Helvécio Ratton, foi escolhido como melhor filme pelo público. A comédia musical "Sinfonia da Necrópole", de Juliana Rojas, levou o prêmio da imprensa.

A cerimônia foi marcada pela ausência de parte dos premiados. A produtora Renata Paschoal, de "Infância", subiu ao palco quatro vezes, por Domingos Oliveira, Paulo Betti, Fernanda Montenegro e pela montadora Tina Saphira. O prêmio de Juliana Paes, também ausente, foi recebido por Marcelo Galvão.

Este foi o primeiro ano em que o Festival de Gramado concedeu prêmios em dinheiro nas competições de longas nacionais e estrangeiros e curtas. No total, foram distribuídos cerca de R$ 275 mil.

Na competição internacional, o uruguaio "El Lugar del Hijo", de Manolo Nieto, ficou com o prêmio de melhor filme. Entre os curtas "Se Essa Lua Fosse Minha", de Larissa Lewandowski, foi premiado.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página