Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Assaltante invade igreja no Rio e mantém refém por quase 3 horas

Ministro da eucaristia ficou em poder do homem de 35 anos que fugia após tentativa de roubo

Família do rapaz ajudou a negociar sua rendição; pai afirmou que ele é esquizofrênico e toma medicamentos

DO RIO

Um assaltante manteve uma pessoa refém por quase três horas dentro da igreja Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, zona sul do Rio, neste domingo (17), quando tentava fugir da polícia. Após negociação, ele se entregou sem deixar feridos.

Testemunhas contaram à Folha que o padre José Ricardo ia iniciar a leitura do Evangelho, na missa das 16h, quando um homem caminhou em direção a ele com uma pistola na mão.

Diante do altar e de costas para a plateia, Carlos Alberto de Souza Júnior, 35, apontou a arma na direção do religioso, obrigando-o a ir para os fundos do altar.

"O refém seria o padre, mas o ministro da eucaristia [Eduardo Amaral], que também estava no altar, se ofereceu para ficar em seu lugar", disse o empresário Michael Nascimento, 42, que estava sentado perto do altar. "Fiquei paralisado."

Segundo testemunhas, policiais entraram na igreja logo que o ministro foi rendido.

O rapaz tinha tentado assaltar, com outro homem, uma farmácia na rua Garcia D'Avila. Surpreendidos pela PM, eles tentaram fugir de táxi, mas o motorista reagiu. Ele sofreu um corte na mão.

Houve tiros e perseguição. Souza entrou na igreja e o outro bandido fugiu.

A área foi isolada por policiais do Batalhão do Leblon, de Operações Especiais (Bope) e do Choque.

O fiel Marcos Colagrossi, 55, fotografou com seu celular o momento em que o assistente foi agarrado pelo homem armado.

"O padre foi muito hábil. Manteve a calma e ajudou a conduzir as pessoas para fora da igreja. Ele retirou um grupo de senhoras, algumas em cadeiras de rodas, que estavam ao lado do altar", disse Colagrossi.

No início da noite, parentes do assaltante chegaram à igreja depois de reconhecê-lo em imagens na imprensa. O pai de Souza disse que o filho é esquizofrênico e toma seis remédios diariamente.

A família ajudou na negociação. Souza pediu a presença de jornalistas na igreja para se entregar. Por volta das 19h10, o ministro da eucaristia foi liberado, e o assaltante foi levado para a 14ª DP.

"Só pedi a Deus pelo dom da vida, pela minha vida e pela vida dele. Agradeci a Deus", disse o refém.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página