Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco - Crise da água

Contra seca, padre de Ribeirão Preto reza missas por chuva

GABRIELA YAMADA DE RIBEIRÃO PRETO

A Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto vai apelar aos céus para o fim da seca que atinge a cidade, que fica a 313 km de São Paulo. O local receberá três missas para pedir chuva a São Sebastião, padroeiro da cidade.

A primeira acontecerá nesta sexta (29), às 12h. As outras serão em 5 e 12 de setembro.

Tradicional no Nordeste e em áreas rurais, a iniciativa foi do padre Francisco Jaber Zanardo Moussa. "É uma celebração simbólica e muito forte", disse. Ele diz que recebeu muitos pedidos de fiéis.

Nas missas, os frequentadores poderão levar baldes e garrafas de água, que serão colocados aos pés da imagem de São Sebastião.

Os objetos receberão uma bênção e depois deverão ser levados para casa. Tradicionalmente, no entanto, toda a água é jogada na cruz e nos pés das imagens dos santos.

A oração para pedir chuva, do papa Paulo 6º (1897-1978), foi divulgada pela Catedral nesta quinta (28) no Facebook.

"Tu, Pai bondoso, que sobre todos fazes brilhar o sol e fazes cair a chuva, tem compaixão de todos os que sofrem duramente pela seca que nos ameaça nestes dias", diz trecho da oração.

PREVISÃO

Desde janeiro, choveu 62% menos na cidade que no mesmo período de 2013, segundo a Defesa Civil do Estado. Em agosto, só caiu do céu 0,3 milímetro de água, 99% menos que a média histórica.

Segundo a historiadora Nainôra de Freitas, até duas décadas atrás era comum que padres da região, muitos da zona rural, fizessem orações para pedir chuva.

Agora, se depender das previsões meteorológicas, haverá chuva em Ribeirão só na próxima segunda-feira (1º).

Segundo a meteorologista Neide Oliveira, do Inmet, deverá chover até a próxima quarta-feira (3). A previsão é de até 10 milímetros de precipitação, insuficiente para repor a perda acumulada.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página