Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Ideb põe Estados e cidades em xeque, diz ministro

Índice de educação, que deve sair hoje, não foi divulgado antes por cuidado, afirma Paim

MARIANA HAUBERT DE BRASÍLIA

O ministro da Educação, Henrique Paim, disse que o resultado do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) ainda não foi divulgado porque o governo está tomando o cuidado necessário. Isso porque, segundo o ministro, as informações "colocam em xeque a gestão de Estados e municípios".

Segundo o jornal "O Globo", o governo federal já tem as informações consolidadas, prontas para divulgação.

Os dados foram repassados para a Casa Civil há 15 dias e passaram pelo crivo técnico do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão do Ministério da Educação. A pasta responde pelas avaliações federais.

O MEC informou nesta quarta-feira (3) que os dados serão publicados até sexta-feira (5). Questionado sobre esse prazo, Paim se limitou a dizer: "Estamos preparando e vamos avisar vocês".

Ontem (4/9), o senador Cyro Miranda (PSDB-GO), presidente da Comissão de Educação do Senado, afirmou ao jornal "Valor Econômico" que irá convidar o ministro a explicar no colegiado os motivos do atraso.

"Se a comissão do Senado nos convocar, terei o maior prazer [em ir]. Esse governo tem o DNA voltado para a questão da avaliação e a divulgação de dados. Temos muita tranquilidade em relação a isso. Queremos ter toda a segurança para divulgar esses números. ", disse Paim.

O Ideb é o principal indicador da qualidade do ensino. Divulgado de dois em dois anos, é calculado a partir do desempenho de alunos em testes de português e matemática e das taxas de aprovação nos ensinos fundamental e médio.

A partir do Ideb, é possível monitorar o desempenho de gestores municipais e estaduais na educação, além de saber se o país está cumprindo as metas estabelecidas para cada etapa de ensino.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página