Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Classe média de São Paulo volta a morar em bairros centrais

Na década de 1990, 38 distritos do centro expandido e adjacências perderam 11% de sua população, mostra estudo

Área ganhou 8,7% mais moradores na década de 2000; periferia também cresce, mas em ritmo mais lento que antes

VANESSA CORREA DE SÃO PAULO

Depois de buscar o sonho bucólico da casa com quintal e a segurança dos condomínios fechados, os paulistanos (e seus vizinhos) estão fazendo o caminho inverso.

Agora o que se vê são pessoas cansadas do trânsito e ansiosas por viver na cidade, fazendo um movimento em direção aos bairros do centro expandido ou próximos a ele.

Enquanto nos anos 1990 um grupo de 38 distritos das áreas mais urbanizadas da cidade perderam 11% de sua população, nos anos 2000 a tendência se inverteu: esses locais aumentaram em 8,7% seu número de moradores.

"Há uma revalorização da experiência de viver a cidade, especialmente entre os jovens, que estão formando uma cultura anticarro e de valorização do espaço público", diz Anderson Kazuo Nakano, autor do novo estudo, que é parte de seu doutorado.

Essa mudança de comportamento é tendência mundial. Nos EUA, o fenômeno foi esmiuçado pelo livro "The Great Inversion", de 2012.

Embora o autor daquele texto admita que, em números absolutos, ainda há mais pessoas chegando aos bairros periféricos dos EUA, os novos moradores são, em geral, imigrantes. Entre as classes médias e altas, a tendência, também mais forte nos adultos jovens, já se inverteu.

Por aqui, a troca de população se dá de forma semelhante. Há 39 distritos que ganhavam população na década de 1990 (25,4%) --eles correspondem basicamente à periferia da cidade-- e que continuaram a ganhar moradores na década de 2000, mas em um ritmo consideravelmente menor (10,8%).

A FUGA

"Em um certo momento, o que alimentou essa saída das áreas mais centrais foi a ideia de que a cidade é um lugar sujo, violento. As classes médias e altas buscaram sossego em condomínios afastados", diz o arquiteto e crítico Guilherme Wisnik.

Na última década, explica, "muitos perceberam que a vida urbana é mais interessante, variada, da vida cultural e de lugares que podem frequentar à pé".

Felipe Moraes, 30, fez esse movimento. Em 1996, quando ele tinha 11 anos, sua família foi para o condomínio Alphaville, em Barueri (Grande São Paulo). "O motivo foi a segurança. Morávamos no Campo Belo [zona sul, fora do centro expandido] e eu já tinha sido assaltado na rua".

Dez anos depois, em 2009, Felipe voltou, desta vez para Pinheiros (zona oeste), para cursar a faculdade de biomedicina. "Em São Paulo se faz tudo a pé. Quando me formei, até abandonei o carro. Ia para o trabalho de bicicleta."

Não são só os mais jovens que participam da volta. Há seis anos, ao se casar, o vendedor Sílvio de Santos, 50, saiu da Vila Madalena para o distante Jardim Esther, ambos na zona oeste.

Há um ano e meio, Sílvio voltou para perto do centro, em Pinheiros (zona oeste de novo), para uma quitinete. "Não há amor que resista aos congestionamentos da Raposo Tavares. Agora tenho vida cultural intensa, moro perto de onde tudo acontece."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página