Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Idosos têm redução de visão após cirurgia de catarata em mutirão

Prefeitura de Barueri afirma que pacientes estão sendo avaliados

DE SÃO PAULO

18 idosos tiveram perda de visão após serem submetidos, no início de agosto, a uma cirurgia de catarata realizada durante mutirão promovido pela Prefeitura de Barueri, na Grande São Paulo.

De acordo com a prefeitura, 20 pacientes passaram pelo procedimento e 18 tiveram problemas.

No domingo (28), o programa "Fantástico", da TV Globo, reuniu 11 desses pacientes, que relataram não enxergar após a cirurgia. Cada idoso teve um olho operado.

Em nota, a prefeitura afirma que "os pacientes estão sendo avaliados e que, até o momento, apresentam quadro de baixa visão e não de cegueira". A maior parte dos pacientes tem mais de 60 anos e relatava dificuldades para enxergar devido à doença.

O aposentado Aparecido Apolinário da Silva, 68, é uma das vítimas. Ele operou o olho esquerdo e diz que agora sua visão está pior do que antes.

Segundo Eduardo Menezes, subsecretário de Saúde de Barueri, os 18 pacientes relataram dor intensa, sendo que 12 deles apresentaram quadro de Síndrome Tóxica do Segmento Anterior.

A síndrome se caracteriza por edema (acúmulo de líquido) na córnea. De acordo com o professor de oftalmologia da Unifesp Rubens Belfort Jr., a lesão é reversível com colírios. Em casos mais graves, porém, é necessário transplante de córnea.

A prefeitura diz que os pacientes serão acompanhados e, "caso venham a apresentar maior comprometimento da visão, serão encaminhados para transplante". Não foi divulgado o nome do médico que fez as cirurgias.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página