Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Página mostra passageiros em situações constrangedoras

RICARDO GALLO DE SÃO PAULO

Aqueles voos cheios de passageiros calmos, sorridentes, educados e bem comportados não existem --ao menos, não em uma página que virou hit nas redes sociais.

O perfil "Passenger Shaming" ("envergonhando passageiros"), no Instagram, reúne flagras bem-humorados de viajantes em momentos desconcertantes a bordo de voos comerciais.

Há um homem de colete salva-vidas, outro vendo pornografia no laptop e dois passageiros sem camisa --um deles no corredor, bebendo o que parece ser cerveja, olhos fechados e mãos dentro da calça de moletom.

Os registros mais frequentes da página são de folgados (gente que espicha os pés em direção à poltrona da frente ou à do lado, de sujões (que deixam banheiros e assentos imundos) e dos que andam descalços em pleno voo.

Também tem vez quem corta as unhas sem pudor ou faz xixi na pia do banheiro.

Criada por uma comissária de bordo americana, a página tem 184 mil seguidores, muitos dos quais brasileiros.

A autora diz que o site começou a ter grande repercussão algumas semanas atrás --ela não sabe por quê.

As fotos são tiradas por passageiros ou por comissários de bordo, principalmente nos Estados Unidos.

Shawn Kathleen (não está claro se esse é o nome verdadeiro dela ou um fictício) não respondeu aos pedidos de entrevista da Folha.

Em outro site que mantém (http://rantsofasassystew.com, algo como "desabafos de uma aeromoça atrevida"), ela diz, na seção de perguntas frequentes, que a maioria dos passageiros com os quais lida todo dia são "incríveis".

DIVERSÃO

"Na maior parte do tempo, eu me divirto no trabalho. É sobre uma porcentagem muito pequena de idiotas completos que eu discuto aqui."

No site estão à venda camisetas com dizeres como "Amigos não deixam amigos voar descalços" e "Respeitem a divisória" [aquela parede comum na primeira fileira].

Ao saber da página, um comissário enviou à Folha três fotos tiradas em aviões brasileiros que poderiam servir ao "Passenger Shaming". Uma mostra um passageiro com as pernas para o alto, outra uma dentadura perdida no corredor e outra uma casca de banana perto de um assento.

Cenas assim são comuns em voos, diz ele, que pediu para não ser identificado.

Em tempo: a página não tem (ainda) flagras no Brasil.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página