Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Antonio Amchite (1934-2012)

Dedicou-se à federação de vôlei de SP

ESTÊVÃO BERTONI DE SÃO PAULO

Antonio Amchite tinha, na visão do amigo Renato Pera, presidente da Federação Paulista de Volleyball, um defeito. "Era são-paulino", brinca.

Nascido na capital paulista, filho único de um descendente de libaneses que teve loja de roupas masculinas e de uma dona de casa de família italiana, Amchite tornou-se são-paulino porque o pai chegou a ser diretor do time.

Jogou futebol, em campos e quadras, mas, apesar da ligação com o esporte bretão, foi o vôlei que marcou sua vida. Durante os anos 60, praticou a modalidade no Club Athletico Paulistano, onde também atuou como diretor de voleibol nos anos 60 e 70.

Formado em direito pelo Mackenzie, trabalhou algum tempo como advogado -estava inscrito na OAB desde 1966. Arriscou-se na área de comunicação, em emissoras como a Excelsior, e foi executivo de uma empresa americana. Nas últimas três décadas, dedicou-se ao esporte.

Presidiu de 1986 a 1989 a Federação Paulista de Volleyball. Foi primeiro vice-presidente nas gestões de Pera, que, em seu décimo mandato, comanda a entidade desde 1978 (com exceção do período em que Amchite esteve no cargo).

Foi ainda membro das confederações brasileira e sul-americana de voleibol. Até o ano passado, viajava para participar, como delegado, de competições internacionais.

Tranquilo, brincalhão e com grande senso de humor, como conta o primo Omar, gostava também de cinema.

Morreu na quinta-feira (1º), aos 78 anos, após sofrer um infarto. A missa do sétimo dia será realizada hoje, às 18h30, na paróquia do Santíssimo Sacramento, em São Paulo.

coluna.obituario@uol.com.br


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página