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Construção do trecho Norte do Rodoanel custará R$ 3,9 bilhões
Governo conseguiu um desconto de R$ 1,2 bilhão em licitação
O trecho norte do Rodoanel será construído com um desconto de R$ 1,2 bilhão. O que equivale a 23,1% do valor total da construção, estimado em R$ 5,08 bilhões.
De acordo com o resultado da licitação internacional, quatro grupos vão ficar com os seis lotes da estrada, que terá 44 km de extensão.
"Um é nacional, um é estrangeiro e dois são mistos", disse à Folha o secretário Saulo de Castro Abreu Filho (Logística e Transportes). "Dois grupos ganharam dois lotes. O resultado [do desconto] mostra que o processo de licitação funcionou".
A licitação ainda precisa ser homologada, o que deve ocorrer em dezembro.
Vencida mais uma etapa do processo de escolha das empresas que vão construir o trecho Norte, a corrida agora é para que a obra comece e seja entregue no prazo.
De acordo com Abreu Filho, as obras começam em janeiro e serão entregues em até 36 meses.
"No início da operação é a Dersa [ligada ao governo do Estado] que vai administrar o trecho Norte", diz o secretário. "Mas para frente, podemos pensar em concessão".
O valor total do trecho Norte deve chegar aos R$ 6,5 bilhões. Neste total estão inclusas, por exemplo, o valor de todas as desapropriações.
A obra vai ter recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), do próprio Estado de São Paulo e também do Governo Federal.
O arco norte é considerado estratégico pois vai ligar os trechos Oeste e Sul, em funcionamento, com a rodovia Presidente Dutra e com a estrada Fernão Dias. O aeroporto de Guarulhos também terá uma ligação exclusiva, de 3,6 quilômetros.
A obra é polêmica, porque além de muitas desapropriações, ela vai passar por áreas ambientalmente sensíveis, caso da serra da Mantiqueira, que conta com áreas ainda bem preservadas.
Para tentar diminuir o impacto ambiental, o projeto da estrada prevê a construção de sete túneis e também de 111 pontes e viadutos.