Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Transtornos de obra e até desapropriação são riscos

DE SÃO PAULO

Comprar um imóvel em uma região que está nos planos do Metrô para receber uma estação exige cuidados para evitar frustrações.

O presidente do Secovi, Claudio Bernardes, diz que é preciso analisar quão perto o imóvel estará da estação.

"Para comprar um apartamento em um local que fique no chamado entorno imediato de uma estação, o que significa ser vizinho dela, é preciso pensar que, eventualmente, pode haver um movimento maior de pessoas. Quem gosta de mais tranquilidade tem de pensar nisso."

Já o urbanista Kazuo Nakano recomenda que os compradores se mantenham informados sobre os projetos do Metrô e saibam exatamente qual o plano para a estação.

"Uma obra de estação pode ser problemática no início, com muito barulho, muito trânsito de caminhões e muita gente trabalhando no local. Além disso, é preciso ter garantias sobre o impacto das obras em sua construção."

Segundo Kazuo, também é preciso analisar se a estação prometida ainda é um plano do governo ou se já existe em um projeto consolidado.

"Alguns projetos ainda são passíveis de mudanças no traçado ou na localização exata de uma estação. Caso haja alteração de projeto, as pessoas podem ficar expostas inclusive ao risco de ter o imóvel desapropriado."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página