Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Esse vídeo é um escândalo, diz integrante da OAB

DE SÃO PAULO

A ação dos policiais militares no Campo Limpo representa uma derrota na tentativa de controle da letalidade policial, na opinião de Oscar Vilhena, diretor da escola de direito da FGV.

"O número de civis mortos com traços de execução pela PM continua grande e esse vídeo em alguma medida captura essa prática."

Para Vilhena, os governos federal e estadual não foram eficazes em criar mecanismos de controle da violência policial. No âmbito federal, a falha foi em não criar uma lei do tipo.

No que diz respeito ao governo estadual, o erro foi permitir a retomada da violência após uma queda na última década de homicídios e mortes envolvendo policiais. Mas, segundo ele, a reação da PM foi correta, ao deixar claro que não haverá tolerância no episódio.

"Esse vídeo é um escândalo: o sujeito foi executado e torturado", disse Martim de Almeida Sampaio, presidente da comissão de direitos humanos da OAB-SP. "A polícia precisa entender que uma imagem assim atinge toda a corporação; o efeito é que as pessoas passam a ficar com medo da polícia e deixam de colaborar."

A polícia precisa investigar a participação de PMs em mortes na Grande SP justamente para dar essa resposta à população, diz.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página