Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

CRISE NA SEGURANÇA

Assassinatos dobram em São Paulo; secretário da Segurança é demitido

No cargo desde 2009, Ferreira Pinto é substituído pelo procurador de Justiça Fernando Grella Vieira

DE SÃO PAULO

Em meio a onda de violência, o secretário da Segurança Pública de SP, Antonio Ferreira Pinto, no cargo desde 2009, foi demitido pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB).

No dia em que anunciou a saída, o governo antecipou os dados da violência em outubro -que seriam divulgados no dia 25-, mostrando que quase dobrou o número de ocorrências de assassinato na capital em relação ao mesmo mês de 2011: 150 contra 78.

O novo secretário será o ex-procurador-geral de Justiça Fernando Grella Vieira, que chefiou o Ministério Público de 2008 a 2012. Ele terá as missões de aproximar as polícias Civil e Militar, priorizar a investigação no combate ao crime, estancar os assassinatos e combater a facção criminosa PCC.

Entre os motivos da saída de Ferreira Pinto estão a escalada das mortes, os ataques do PCC, a dificuldade de diálogo com o governo federal e a sociedade civil e a perda de controle de setores da polícia.

Alckmin elogiou Ferreira Pinto -"trabalhou com competência, honestidade e dignidade"- e disse que Grella "está preparado para ajudar São Paulo". Sobre a violência, afirmou que o governo reconhece "as dificuldades que estamos vivendo".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página