Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Iluminada

São Paulo já se prepara para as festas de fim de ano; centro terá lâmpadas coloridas, e shoppings usarão até plantas ornamentais na decoração

Eduardo Anizelli/Folhapress
Luzes de Natal na praça da República, no centro
Luzes de Natal na praça da República, no centro
AMANDA KAMANCHEK COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Quem passeia à noite pela praça da República, no centro de São Paulo, já percebe a diferença na iluminação. Normalmente um tanto escuro, o local ganhou luzes de cor roxa e branca, que transformam várias árvores, independentemente da espécie, em árvores de Natal.

O cenário iluminado, aliás, se repete pela cidade, que, após os últimos feriados antes das festas do final de ano, já começa a finalizar a decoração natalina.

Ainda no centro velho, pelo segundo ano consecutivo, os floristas do Mercado Municipal de Flores do largo do Arouche se reuniram para iluminar o espaço.

"Estamos trazendo o espírito natalino para a região. E o resultado está sendo ótimo, as pessoas param para fotografar e ficam encantadas", afirma Marcos Alexandre, diretor do Sindicato do Comércio Varejista de Flores e Plantas Ornamentais do Estado.

Outros pontos famosos da cidade também já ganharam lâmpadas coloridas, como a movimentada avenida Rebouças, na zona oeste. Na via, já se destacam as nada comuns luzes roxas, numa adaptação urbana da celebração.

No Ibirapuera (zona sul), a ideia é dar um caráter sustentável à data. A esperada árvore de Natal, símbolo da região, terá cataventos que vão gerar parte da energia usada na iluminação. Além disso, haverá placas de captação de energia solar.

Serão 264,5 mil microlâmpadas de LED, 500 lâmpadas stroble, fora os 174 enfeites de Natal. Neste ano, a árvore, que fica em frente ao parque, terá 58 metros de altura, o que corresponde a um edifício de 20 andares.

De acordo com o patrocinador, o banco Santander, a árvore será inaugurada no dia 9 de dezembro, um domingo.

SHOPPINGS

Apesar de a data comemorativa lembrar o inverno dos países que têm neve nesta época do ano, os shoppings paulistanos encontraram formas de dar uma cara brasileira à decoração.

No Center Norte, o tema é "A fábrica de sorvetes dos pinguins". Em uma área de 400 metros quadrados, pinguins de brinquedo simulam uma linha de produção de sorvetes de diversas cores.

Já no Pátio Paulista, o clima é de nostalgia. Como o tema é "Natal Antigo", a partir de dezembro o espaço terá um casarão de dois andares, erguido dentro do shopping, em estilo que lembra as residências da avenida Paulista do início do século 20.

Mais "chique", o Cidade Jardim terá um coreto de ursos animados que dançam no ritmo do jazz. Além disso, haverá exóticas renas, ursos e esquilos, todos esculpidos em plantas ornamentais.

PAULISTA

No banco Itaú da avenida Paulista, o destaque serão bonecos de Papai Noel e de ursinhos cantores, seguindo a tradição de mais de 15 anos.

E a principal atração sazonal continua sendo a Praça de Natal, palco de 800 m² montado no meio da avenida. A data de inauguração não foi divulgada pela SPTuris, empresa municipal responsável pela promoção do turismo.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página