Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Na Fuvest, cresce procura por engenharia e área da saúde

Aumento é reflexo do mercado, diz especialista

DE SÃO PAULO

Oito dos dez cursos da Fuvest que tiveram maior aumento na concorrência em relação ao vestibular passado são de engenharia ou da área da saúde.

Engenharia ambiental em Lorena registrou o maior acréscimo absoluto na relação candidato/vaga: de 5,75 em 2011 para 14,8 neste ano -nove pessoas a mais para cada posto disputado.

Em seguida, estão engenharia de produção em Lorena (8,8 candidatos a mais por vaga), saúde pública (8,48), engenharia elétrica e da computação em São Carlos (7,8) e psicologia (6,44).

Segundo a orientadora vocacional Cláudia Wachleski, a crescente procura pelas engenharias é um reflexo do mercado, que carece de profissionais dessa área.

"O estudante vê na mídia que faltam engenheiros, que o governo dá incentivos para os universitários [como bolsas no exterior]. Isso acaba atraindo quem já tem potencial para essa área."

Em relação à área da saúde, ela diz acreditar que o status dessas profissões ainda pesa muito na escolha. "Além disso, cursos como medicina e odontologia ainda têm uma boa remuneração."

Candidato a uma vaga na engenharia elétrica de São Carlos, Luís Dantas de Freitas, 17, conta que ficou surpreso com o aumento de quase 80% na concorrência.

"É um curso difícil, em que o mais fácil é entrar. Normalmente, as pessoas preferem outras engenharias."

Já Carolina Janucci, 23, que presta para psicologia, afirma que não se preocupa em ter de disputar com mais pessoas. "O que vale é o preparo, o que você estudou."

Cerca de 156,6 mil candidatos disputam as 11 mil vagas em cursos da USP e da medicina da Santa Casa.

A lista dos aprovados na primeira fase será divulgada no dia 17 de dezembro.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página