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Mercado de casamentos não para de crescer

Em 2011, movimentou R$ 11 bilhões no país

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA DE SÃO PAULO

O mercado casamenteiro só cresceu nos últimos 20 anos, segundo José Luiz de Carvalho, organizador da feira Expo Noivas & Festas. Em 2011, movimentou R$ 11 bilhões em todo o país. Em São Paulo, foram cerca de R$ 3 bilhões.

Segundo Carvalho, o faturamento é recorde. O mercado havia movimentado cerca de R$ 10 bilhões em 2010 e vem aumentando desde 1994, ano da primeira edição da feira.

O gasto com a igreja é somente um dentre tantos os que se apresentam para os casais. Segundo a organizadora de casamentos Sylvia Queiroz, o custo com a cerimônia religiosa é, em média, 12% do valor total da festa.

"O espaço para a comemoração e o buffet são os principais gastos, seguidos pela decoração. Depois, em geral, vêm os serviços de foto e vídeo", afirma. O vestido da noiva fica atrás com, em média, de 6% a 10% do orçamento total.

Ela ressalta que cada casal tem suas prioridades, o que pode tornar o gasto com o vestido, por exemplo, maior do que o dinheiro investido na decoração.

Em relação aos valores de cada item, há opções para todos os bolsos. Na escolha do vestido, uma alternativa cada vez mais usada é a do primeiro aluguel. Funciona assim: o vestido novo é ajustado sob medida para a noiva. Depois da cerimônia, ela devolve o traje à loja que vai alugá-lo para outra noiva, no segundo aluguel, sempre mais barato que o primeiro.

"Um traje que custaria R$ 15 mil na compra sai entre R$ 4.000 e R$ 8.000 no primeiro aluguel", calcula Sylvia.

Outra opção que vem ganhando adeptas é viajar para os EUA atrás do vestido.

Muitas vezes, sai mais barato que o corte brasileiro. Na loja David's Bridal, em Nova York, por exemplo, os vestidos são comercializados por US$ 299 (R$ 620) -e em promoções chegam a US$ 99 (R$ 220).

Igreja escolhida e vestido na mão, é hora de pensar na "cara" do casamento -ou seja, na decoração. Segundo o decorador André Pedrotti, os valores cobrados variam de R$ 16 mil a R$ 70 mil.


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