Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Abstenção na 1ª fase do vestibular da Fuvest bate recorde

Mais de 10% dos candidatos faltaram à prova, que seleciona calouros para a USP; não foram registrados incidentes

Para professores, exame não trouxe erros ou diferenças grandes de dificuldade em relação aos outros anos

FELIPE SOUZA COLABORAÇÃO PARA A FOLHA DE SÃO PAULO

A abstenção na primeira fase da Fuvest, aplicada ontem, foi de 10,7%, a maior da história do exame -mais de 17 mil candidatos não compareceram à prova.

No ano passado, o exame que seleciona calouros para a USP teve 9,95% de ausências (a maior taxa desde 2002, quando essa etapa passou a ser feita em um dia).

A prova não trouxe erros ou diferenças grandes de dificuldade em relação aos anos anteriores, afirmaram professores dos cursinhos Anglo, Etapa e Objetivo.

Sobre a abstenção, a assessoria da Fuvest informou que a situação será analisada.

Uma das hipóteses consideradas é o aumento de oferta de vagas em universidades de São Paulo, tanto particulares quanto públicas. Isso pode ter tirado o interesse de parte dos candidatos à USP.

Priscila Castilho, 23, foi uma das candidatas que engrossou a taxa de abstenção.

Ela chegou atrasada à unidade Paraíso da Unip, na zona sul da capital. A culpa, afirma, foi do congestionamento na região.

Segundo o sistema de monitoramento da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), às 13h, horário da prova, havia 2 km de lentidão na rua Vergueiro, que possui 2,8 km e dá acesso ao local.

A PROVA

"As questões foram de nível médio e difícil", afirmou o coordenador do Anglo, Luís Ricardo Arruda. "Física, matemática e geografia foram as mais difíceis."

Uma diferença apontada por Arruda foi o fato de as questões interdisciplinares estarem distribuídas pela prova neste ano. Antes, ficavam juntas, em um bloco.

"Na Fuvest, você tem respostas bem definidas e claras, tudo bem conceitual e direto", afirmou o professor de geografia Tom Carvalho, do Objetivo. "No Enem, eles viajam demais."

Candidatos entrevistados pela reportagem ontem afirmaram que as questões de matemática surpreenderam pela dificuldade.

Natália Rocco, 17, por exemplo, disse que a exigência na matéria estava mais alta do que nos simulados que fez em sua escola.

"As questões de álgebra estavam impossíveis. Eu não sabia nem por onde começar", disse Larissa Lordêlo, 17.

CALENDÁRIO

A assessoria da Fuvest informou que não houve registro de incidentes na prova.

A lista de aprovados para a segunda fase deve ser divulgada em 17 de dezembro. A segunda etapa começa em 6 de janeiro. Em 2 de fevereiro sai a primeira chamada de aprovados no vestibular.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página