Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Antonio Luiz de Mello Vieira Mendes de Almeida (1937-2012)

Educador pioneiro e pesquisador

JULIANA DAL PIVA COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DO RIO

Nas raras horas de folga que tinha após cumprir suas funções como vice-reitor da Universidade Candido Mendes, no Rio, o professor Antonio Luiz de Mello Vieira Mendes de Almeida dedicava-se à música.

Era um profundo conhecedor da vida e da obra do americano Frank Sinatra, que estudava com afinco. Também tocava piano como poucos.

Outra de suas paixões era o futebol, exacerbada se em campo estivesse o Flamengo.

Mas, acima de tudo, Antonio Luiz era um educador.

Tinha vasta formação intelectual. Graduou-se em direito, administração, jornalismo e música, e dedicou sua vida à educação brasileira.

Irmão do reitor da instituição, o professor e membro da Academia Brasileira de Letras Candido Mendes, Antonio Luiz foi um dos pioneiros no ensino à distância no Brasil e participou intensamente do avanço da universidade, que completou 110 anos em 2012.

"A marca do meu irmão foi o estudo do pensamento da realidade brasileira e do problema da educação no país. Veio de seus estudos nosso investimento no ensino à distância", afirmou Candido Mendes à Folha.

O vice-reitor foi um dos primeiros educadores brasileiros a trazer o videocassete para a sala de aula, ainda em 1976, e, antes disso, a usar a televisão no ensino, em 1971.

Ele escreveu 19 livros e publicou mais de três mil artigos em jornais sobre questões sociais e, é claro, educação.

Antonio Luiz morreu ontem devido a um câncer pulmonar. Deixa mulher, três filhos e quatro netos. Seu corpo será enterrado hoje, às 11h, no cemitério São João Batista, em Botafogo, zona sul do Rio.

coluna.obituario@uol.com.br


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página