Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Outro lado

Verba está sujeita a série de exigências, diz governo

Para a liberação dos recursos, municípios e Estados beneficiários devem cumprir itens, de acordo com a União

DE BRASÍLIA

O governo federal compartilha com Estados e municípios o ônus da baixa execução orçamentária para projetos de prevenção e combate a desastres no país.

Alega que, para que os recursos sejam liberados, os beneficiários das obras precisam cumprir uma série de exigências, como apresentação de projeto e de plano de trabalho e uma contrapartida financeira.

O critério para liberação dos recursos é político e técnico, informam os ministérios da Integração e Cidades, donos dos maiores orçamentos para gerenciamento e prevenção de desastres.

De acordo com o Ministério da Integração, parte dos repasses está relacionada a emendas parlamentares - apresentadas por deputados e senadores para projetos de de seus Estados - e que são "facilmente contingenciadas e sujeitas a bloqueio de crédito".

A pasta afirma ainda que tem até o final do ano para empenhar, ou seja, se comprometer a pagar os recursos reservados no Orçamento para obras de prevenção a desastres.

'ANDAMENTO'

O Ministério das Cidades informa que faz pagamentos à medida que as obras são executadas e atestadas pela Caixa Econômica Federal.

"É importante ressaltar que a execução das obras é de responsabilidade dos municípios e Estados, que recebem o recurso de acordo com o andamento."

Segundo a pasta, 40 municípios assinaram contratos com o governo para obras de contenção de encostas e há licitações em curso para obras de drenagem na região serrana do Rio.

Municípios de São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco, conforme o ministério, já têm obras em curso.

Não há, contudo, previsão de liberação de recursos porque isso depende da medição dessas obras.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página