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Empresas não cumprem metas de limpeza de rua em São Paulo

Atraso na coleta resultou em multa de R$ 1,2 milhão a uma das prestadoras do serviço na cidade

Satisfação do morador com as duas empresas contratadas também não atingiu percentual exigido nos contratos

EVANDRO SPINELLI DE SÃO PAULO

Responsáveis por manter a cidade limpa e evitar o agravamento das enchentes em São Paulo com bocas de lobo entupidas por lixo e entulho, as duas empresas de limpeza contratadas pela prefeitura não atingem o nível de excelência exigido no contrato.

A Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), contratada pela gestão Gilberto Kassab (PSD), apontou que as empresas não cumprem prazos em parte significativa das notificações feitas pelas subprefeituras para retirar lixo das ruas da cidade.

O resultado é que entulho, móveis velhos, restos de construções e até propagandas irregulares ficam nas ruas mais tempo e acabam entupindo bocas de lobo.

Quando chove, como aconteceu ontem, essa demora pode ser o diferencial entre alagar ou não determinada rua.

METAS

Quando a empresa atende a menos de 90% das notificações no prazo, ela tem um desconto na pontuação do serviço. Esse índice vai determinar se a empresa terá desconto no pagamento ou não.

O relatório da Fipe se refere ao trimestre de julho a setembro. As empresas começaram a trabalhar em dezembro de 2011, mas a contratação da fundação atrasou.

As empresas atuaram mais de seis meses sem que seus serviços tivessem sido avaliados -portanto, receberam integralmente pelo trabalho.

Pelo relatório, apenas a Soma, que atua na zona sul e em parte da leste, perdeu dinheiro -R$ 1,259 milhão no trimestre em que ela faturou cerca de R$ 90 milhões.

Em setembro, a empresa atendeu a apenas 36,5% das notificações no prazo. Em julho, 55,2%. Em agosto, 59,8%.

A Soma diz que os índices estão baixos por informações erradas da Subprefeitura da Capela do Socorro.

A Inova, que atua nas re-giões central, oeste, norte e parte da leste, embora não tenha tido desconto, também não atingiu o nível de atendimento de 90% no prazo -74,9% em julho, 82,6% em agosto e 85,6% em setembro.

As duas empresas também tiveram a nota de avaliação reduzida porque a satisfação do morador não atingiu o percentual exigido. Para a prefeitura, o ideal é que mais de 90% da população se declare satisfeita, mas a pesquisa apontou cerca de 80%.

As empresas foram contratadas por R$ 2,25 bilhões no fim de 2011, para um contrato de três anos.


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