Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Chuva, blecaute e Corinthians esvaziam ciclofaixa paulistana

Problemas marcam o primeiro final de semana em que percurso funcionaria à noite

Trecho da Paulista ao Ibirapuera é fechado pouco mais de 2 horas após ser aberto; torcida bloqueia faixa de bikes

VANESSA CORREA DE SÃO PAULO

A chuva que pouco deu trégua, um blecaute e a festa corintiana pelo Mundial de Clubes esvaziaram o primeiro fim de semana em que a ciclofaixa da avenida Paulista ficaria aberta na noite de sábado e na madrugada de domingo.

A ideia da prefeitura era incentivar os paulistanos a visitar a decoração natalina da avenida de bicicleta.

Para isso, a ciclofaixa seria aberta já às 22h de sábado e funcionaria, de forma ininterrupta, até as 16h de domingo, no trecho que vai da avenida ao parque Ibirapuera.

Normalmente, a faixa para bikes funciona apenas aos domingos, das 7h às 16h.

Mas, devido à chuva, a pista exclusiva para bicicletas ficou praticamente vazia. Os carros, no entanto, levavam cerca de 40 minutos para percorrer toda a avenida em pleno início da madrugada.

Enquanto o mau tempo atrapalhava o passeio de bike na Paulista, um apagão, provocado por uma falha no sistema elétrico do país, inviabilizou o trajeto dos ciclistas da avenida até o parque Ibirapuera na madrugada.

Os cones que demarcam a ciclofaixa começaram a ser retirados por volta da 0h30 de domingo, pouco mais de duas horas após ser aberta. Apenas o trecho da Paulista continuou operando.

Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), como faltou luz nas imediações do parque, a companhia e a Bradesco Seguros, parceira da prefeitura no projeto, decidiram fechar o trecho até as 7h por motivo de segurança.

CORINTIANOS NA PISTA

Já com sol na cidade, o funcionamento da ciclofaixa foi interrompido por outro problema na manhã de ontem: a invasão de torcedores corintianos na Paulista.

Após o fim do jogo em que o Corinthians venceu o inglês Chelsea por 1 a 0, quase 3.000 torcedores, segundo a PM, festejaram a conquista na avenida, ocupando a calçada, a ciclofaixa e parte da via.

Às 12h39, a CET fechou oficialmente a ciclofaixa, que já estava invadida por torcedores desde por volta das 11h20.

Como a ocupação da via pela torcida corintiana se estendeu até as 17h30, a ciclofaixa não voltou a operar.

Os problemas envolvendo a experiência de ampliação de horário deixaram dúvidas sobre o seu futuro.

No início do mês, a CET informou que ela seria repetida no próximo fim de semana. Ontem, não sabia informar se manteria a iniciativa.

As atrações de Natal na Paulista elevam tanto o fluxo de carros e pedestres que em 2011 a CET interditou a via em três noites, por segurança.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página