Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Sol volta amanhã, mas chuva continua até o fim do mês

DE SÃO PAULO

Depois de quase uma semana de tempo fechado e chuvoso, o sol deve voltar a aparecer com força amanhã na Grande São Paulo.

Com isso, a tendência é que as temperaturas voltem a subir e que os dias, embora ensolarados, tenham chuva intensa no fim de tarde até a véspera de Natal, de acordo com a Somar Meteorologia.

Essas chuvas, com grandes acumulados em um pequeno espaço de tempo, provocam mais transtornos -além dos alagamentos, podem causar mais quedas de árvores, como a ocorrida ontem na rua Oscar Freire, nos Jardins, na zona oeste de São Paulo.

A via precisou ficar fechada por quatro horas, o que complicou o trânsito na região, movimentada em razão das compras de Natal.

Às 10h50 da manhã, três horas após o incidente, a cidade teve seu pico de congestionamento do dia -147 dos 868 quilômetros monitorados pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) apresentavam lentidão.

Neste mês, até a manhã de ontem, foram registrados 221,7 mm de chuva na cidade (cada milímetro equivale a um litro de água por metro quadrado) neste mês, segundo dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Isso significa que, faltando quase duas semanas para o fim de dezembro, já choveu 10% a mais do que o esperado para todo o mês -a média histórica é de 200,9 mm. Se comparado com dezembro do ano passado, que teve 136,8 mm, são 62% a mais.

E essa diferença ainda vai aumentar: após a véspera de Natal, os dias ensolarados e com pancadas de chuva à tarde serão substituídos por um tempo nublado e chuvoso, pelo menos até o Ano-Novo.

Embora o clima dificilmente volte a ficar tão quente como o da semana passada, as temperaturas vão subir a partir de amanhã, quando a máxima já deve chegar aos 30°C.

As chuvas, no entanto, devem diminuir a sensação de calor. Até ontem, a cidade de São Paulo registrou, em média, uma temperatura máxima de 30,3°C -são 4°C a mais do que a média histórica do mês, que é de 26,3°C.

O verão começa, oficialmente, na sexta-feira.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página