Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Após temporal, apagão em semáforos já dura dois dias

DO “AGORA”

São Paulo quase não teve trânsito nos últimos dias. Mesmo assim, tem sido difícil dirigir pela cidade. Isso porque há dois dias os paulistanos convivem com o que se pode chamar de um apagão de semáforos.

Anteontem, dia de Natal, eram 188 equipamentos com defeito. O problema melhorou um pouco ontem à tarde, quando a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) contou 149 pontos com falhas. À noite, porém, o número voltou a crescer -às 19h40, 180 tinham problemas.

O problema começou na tarde da véspera do Natal, quando uma forte chuva atingiu a cidade.

"Um motorista quer passar na frente do outro e não dá para saber quem está certo. Fica uma bagunça", reclama o soldador Ricardo César Silva, 34. Ele conta que dirigiu entre Pirituba (zona norte) e o centro e se deparou com ao menos quatro semáforos apagados.

Em nota, a CET afirma que 45 equipes de manutenção trabalham desde anteontem para "colocar os equipamentos em funcionamento no prazo mais curto possível". Segundo a companhia, agentes estão atuando para organizar o trânsito nos cruzamentos com problemas.

Segundo Sergio Ejzenberg, especialista em transportes, a pane é causada pelo excesso de exposição dos cabos dos semáforos.

"Eles são aéreos e estão sujeitos à chuva e ao sol. O revestimento é desgastado e a água da chuva entra, causando curto-circuito", afirma.

Ejzenberg diz que enterrar os cabos é a melhor solução. "O ideal é enterrar a fiação, como na avenida Paulista."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página