Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Falha em site do Sisu expõe as notas de candidatos

Em 2012, sistema teve problema semelhante

DE BRASÍLIA

Uma falha no site do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) ontem permitiu que estudantes tivessem acesso a dados pessoais de outros candidatos que disputam vagas em instituições públicas de ensino superior. No ano passado, a página já havia enfrentado problema semelhante.

Criado em 2009, o sistema oferece nesta edição 129.279 vagas em 101 unidades federais e estaduais. Utiliza apenas a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

De acordo com o Ministério da Educação, um problema no site expôs, nos primeiros sete minutos de funcionamento do portal, as notas no Enem 2012 dos estudantes inscritos no sistema.

As inscrições começaram à meia-noite de ontem e estarão abertas até sexta-feira.

Segundo o MEC, seis candidatos viram o desempenho de outros seis estudantes. Os dados ficaram disponíveis pelo link "Ajuda": ao acessá-lo, o aluno conseguia ver as notas da prova objetiva e da redação de outro candidato.

A falha, diz o MEC, permitiu apenas a visualização dos dados -eles não puderam ser alterados. Para acessar o Sisu, é preciso ter o número de inscrição no Enem.

A pasta informou que a falha foi corrigida ainda na madrugada. "[A falha] Não tem nenhuma implicação, nenhum desdobramento, e foi imediatamente corrigida. Tudo andou com toda segurança e estabilidade", disse o ministro Aloizio Mercadante.

ANO PASSADO

Essa não é a primeira vez que o site do Sisu registra esse tipo de defeito. No ano passado, candidatos puderam ver as notas e os cursos escolhidos por outros estudantes.

Na ocasião, o MEC informou não ter sido possível alterar os dados visualizados, que ficaram disponíveis por quatro minutos.

Até as 20h de ontem, mais de 809.600 candidatos se inscreveram no Sisu. A primeira chamada será na próxima semana.

Com quatro entre os dez cursos com mais candidatos, medicina foi o mais recorrente no primeiro dia de inscrições. Até as 19h, o ranking era liderado por medicina da UFC (Universidade Federal do Ceará) -70 candidatos por vaga.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página