Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Prefeitura vai reforçar combate a pernilongos

Ação será integrada e em toda a cidade

TALITA BEDINELLI DE SÃO PAULO

A prefeitura vai reforçar, a partir de hoje, o combate aos pernilongos na cidade.

Reportagem da Folha publicada anteontem mostrou que moradores da zona oeste estão sofrendo com o aumento do número de insetos.

Após a publicação da reportagem, o prefeito Fernando Haddad (PT) ligou para os secretários da Saúde e das Subprefeituras pedindo uma ação integrada das duas pastas contra o problema.

O objetivo é que as subprefeituras limpem os córregos e rios, onde as larvas do inseto se proliferam, para que a Saúde aplique os larvicidas.

A falta de integração atrapalhava o combate aos pernilongos. "Antes, havia situações em que as subprefeituras faziam a limpeza logo após a aplicação dos larvicidas", diz Rejane Golçalves, assessora técnica da Covisa (Coordenação de Vigilância em Saúde).

Segundo ela, além da ação integrada, serão intensificadas as visitas dos agentes para localizar criadouros.

Cinco picapes serão deslocadas de subprefeituras para realizar a nebulização dos pernilongos. Atualmente, apenas cinco carros realizam esse trabalho. Para Rejane, no entanto, o número de veículos será suficiente.

Ela diz que os efeitos da intensificação do trabalho deverão ser sentidos pelas pessoas em até três semanas.

COMBATE FALHO

Agentes que atuam no combate aos insetos afirmaram para a Folha que o trabalho foi prejudicado pela falta de carros para o serviço.

Segundo eles, que não quiseram se identificar, a máquina usada para fazer a nebulização na zona oeste está quebrada há três anos.

A assessora técnica da Covisa disse que a falta de carros não prejudicou o combate aos pernilongos, pois o trabalho dos agentes deve ser feito a pé. Mas ela diz que a coordenadoria precisaria de 550 carros para atuar normalmente. Um imbróglio jurídico parou a licitação para a contratação dos veículos.

Ela diz que a máquina de nebulização já foi arrumada.

Colaborou EVANDRO SPINELLI


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página