Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Incêndio ameaça Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia

Divulgação/brigada Voluntária do Vale do Capão
Brigadistas tentam controlar incêndio que se alastra pela região da Chapada da Diamantina (BA) desde segunda-feira
Brigadistas tentam controlar incêndio que se alastra pela região da Chapada da Diamantina (BA) desde segunda-feira
DE SALVADOR

Um incêndio que já dura cinco dias na região das serras da Bahia dobrou de tamanho na madrugada de ontem e fez o Estado pedir ajuda federal.

O fogo se alastrou pelo Parque Nacional da Chapada Diamantina, famoso pelo turismo ecológico. Ameaça municípios como Lençóis e pontos de visitação como a cachoeira da Fumaça e o morro do Pai Inácio.

Após mapeamento com imagens de satélite, a área afetada chegou a 1.050 hectares, o que equivale a seis parques Ibirapuera, em São Paulo.

O parque, que tem 152 mil hectares e é mais um lugar a sofrer com a seca no Nordeste, já havia passado por outro incêndio em novembro.

O Instituto Chico Mendes, responsável pelo parque, diz que a situação é de difícil controle. Diz que contratou 45 brigadistas e está deslocando 16.

Enquanto o Ibama vai levar um helicóptero, o Estado promete duas aeronaves "air tractor" (com condição de jogar água sobre o local), além de equipamentos e veículos.

"Já tivemos uma perda monstruosa para biodiversidade, na mata ciliar", diz Aila Teperhans, brigadista voluntária que, junto com os bombeiros, eram a única forma de combate às chamas.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página