Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Número de alunos inscritos no Sisu cresce 6% no país

São 129.319 vagas em 101 instituições; primeira chamada será na segunda-feira

DE BRASÍLIA

A primeira edição do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) em 2013 teve 1,86 milhão de candidatos inscritos até o início da noite de ontem.

O número representa um aumento de 6% em relação à quantidade de inscritos no primeiro semestre de 2012. (1,75 milhão). Entre 2011 e o ano passado, o crescimento foi maior: 62%.

O Sisu seleciona estudantes para instituições públicas de ensino superior de todo o país e utiliza como critério único o desempenho dos candidatos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Desta vez, são ofertadas 129.319 vagas em 101 instituições federais e estaduais. As inscrições terminaram ontem e a primeira chamada será feita nesta segunda-feira.

Pela primeira vez, o sistema adota a nova lei de cotas, que prevê reserva de 50% das vagas em instituições federais de ensino superior para alunos que estudaram todo o ensino médio na rede pública de ensino.

Esse percentual deve ser atingido até 2016.

Segundo o ministro Aloizio Mercadante (Educação), a nota dos alunos cotistas no Enem ficou muito próxima da média geral dos candidatos.

Na tarde de ontem, a Justiça Federal suspendeu liminar (decisão provisória) que suspendia o prazo de inscrição no sistema e a divulgação dos resultados. Em sua decisão, o juiz Nicolau Konkel Júnior afirma que não há "ofensa ao devido processo legal" nas regras do edital do Enem.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página