Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Ziraldo defende xixi em 'muro de inox' no Carnaval do Rio

DO RIO

O cartunista Ziraldo surpreendeu os organizadores do Carnaval de rua do Rio e defendeu ontem o xixi em muros da cidade. Ele afirmou que a prefeitura deve investir em mictórios de aço inoxidável a serem instalados a céu aberto.

O fim do xixi na rua é uma das principais metas da Prefeitura do Rio. Este ano, a Dream Factory, escolhida para organizar o desfile de blocos na cidade, vai instalar 16.200 banheiros -químicos ou em contêineres- durante a festa.

O anúncio foi seguido de apelo do secretário municipal de Turismo, Antônio Pedro, pedindo educação aos foliões.

Contratado para elaborar os desenhos das latas e cartazes da Antarctica, patrocinadora do Carnaval, o cartunista defendeu o xixi no muro e ainda cobrou a cervejaria.

"Todo botequim tem que ter um banheiro decente. A Antarctica poderia financiar a reforma dos banheiros de botequins para atender as meninas. Os homens, é só fazer um muro de aço inoxidável, colocar na parede e ligar na rede pública. Ele vai ficar de costas [para a multidão], ninguém vai ver", disse Ziraldo, que citou o exemplo de Bruxelas (Bélgica), onde o sistema já é usado.

Antônio Pedro tentou se esquivar. "Sentiu a fisgadinha para fazer xixi, vai para a fila com cervejinha na mão. Não adiantar ir quando está apertado. Quando o Ziraldo faz uma festa em casa, a pessoa vai no banheiro, às vezes tem dois, três na fila. Ele vai esperar, porque se fizer xixi na sala, o Ziraldo expulsa."

O cartunista, porém, defendeu sua posição. "A Antarctica é responsável por metade do xixi, então podia fazer essa reforma dos banheiros e colocar na porta: seja bem-vinda, cortesia da Antarctica. Seria muito mais barato do que vocês me pagaram por isso aí [desenhos da lata]." O gerente de marketing da cerveja, Mateus Schroeder, disse que estudaria a proposta. (ITALO NOGUEIRA)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página