Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Outro lado

Saúde planeja mutirão contra fila de espera

Secretário José de Fillipi Júnior diz que é inadmissível tempo de espera para alguns procedimentos na rede

DE SÃO PAULO

O secretário de Saúde José de Filippi Júnior afirmou à Folha que é "inadmissível" que haja procedimentos que demorem tanto tempo para serem realizados na rede.

Ele disse que estuda até realizar mutirões de atendimento e prolongar o horário dos médicos nas unidades.

Segundo ele, a principal promessa de campanha do prefeito Fernando Haddad (PT), a instituição da Rede Hora Certa, deverá começar a ser implementada no início do próximo mês.

O projeto prevê a construção de 31 equipamentos, um em cada subprefeitura, que serão uma espécie de hospital dia, onde será possível fazer exames e pequenas cirurgias. Isso, segundo ele, busca agilizar o atendimento e diminuir a fila de espera.

Ele não informou, no entanto, quantos desses equipamentos ficarão prontos até o final deste ano. Segundo ele, o projeto final vai ser apresentado para o prefeito no final deste mês.

Ele afirmou ainda que só teve acesso aos dados de fila na semana passada. E que a rede também fará um pente-fino nos dados.

Segundo ele, em alguns casos, a situação pode ser melhor do que a informada e, em outros, pode ser pior. Ele disse que alguns procedimentos podem não estar na lista.

"Vamos enfrentar a questão. É inadmissível que tenha exames que demorem até 35 meses", afirmou. "Precisa haver uma regulação de toda a equipe médica e precisamos fazer as coisas caminharem mais rápido", disse.

GESTÃO KASSAB

Procurada ontem à noite, a assessoria do ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD) não retornou à reportagem até a conclusão desta edição.

O ex-secretário da Saúde, Januario Montone, não foi localizado.

Por mês, a prefeitura afirma realizar aproximadamente 1,7 milhão de consultas, exames e internações.

Os 57 procedimentos cuja fila foi informada pela prefeitura, que são os realizados apenas com horário marcado, fazem juntos 633.628 atendimentos mensais.

A rede municipal é responsável por 99% dos procedimentos clínicos, cirúrgicos e diagnósticos realizados na rede pública da cidade, de acordo com dados do Datasus.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página