Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Análise

Espaço do Riviera ainda guarda a atmosfera de outros tempos

ROBERTO LOEB ESPECIAL PARA A FOLHA

A provável reabertura do bar Riviera, na esquina da rua da Consolação com a avenida Paulista, poderá ser o início da recuperação de um canto da cidade que ainda emite sinais de vitalidade.

Seu espaço fica na base de um belo exemplar da arquitetura moderna, projetado pelo escritório MMM Roberto -os célebres irmãos cariocas que projetaram e construíram a famosa sede da ABI (Associação Brasileira de Imprensa), no Rio de Janeiro.

Com elegantes e ondulantes paredes de blocos de vidro e seu jirau, o lugar ainda guarda a atmosfera do tempo em que ir ao Cine Belas Artes e esticar a noite no Riviera fazia parte do hábito de muitos paulistanos.

É um bom começo.

Mas isso deveria vir acompanhado da reabertura dos cinemas, da modernização da passagem subterrânea sob a Consolação, de um projeto de iluminação urbana, com a participação de empresários locais do comércio de luminárias, e o alargamento das calçadas, sequestradas por ônibus e automóveis.

Se fosse concedido um estímulo fiscal para a instalação de outros bares e restaurantes, livrarias e outros pequenos comércios, aí, sim, seria a glória. Significaria a reversão do declínio desse pedaço da cidade que ainda pulsa, mas no compasso silencioso da espera por dias melhores.

São Paulo merece isso.

ROBERTO LOEB é arquiteto e coordenou a reforma do Cine Belas Artes, em 2004.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página