Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

CARNAVAL 2013

Governo paulista amplia equipes de blitze da lei seca

Algumas das operações terão delegado, peritos e profissionais de saúde

Alckmin assina hoje decreto que amplia a fiscalização já durante o feriado; operação no Anhembi inicia à tarde

DE SÃO PAULO DO “AGORA”

As blitze da lei seca no Estado de São Paulo serão totalmente reformuladas. Além de contarem com policiais militares portando bafômetros, haverá delegados, peritos e até profissionais de saúde.

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) vai assinar hoje um decreto que institui as mudanças e amplia a fiscalização já neste Carnaval.

Ainda não foi definido se todas as blitze serão iguais, mas a PM informou que vai montar uma operação especial a partir da tarde de hoje.

Uma das regiões que terão blitz será o entorno do sambódromo do Anhembi (zona norte de São Paulo), onde ocorrem os desfiles das escolas de samba. As avenidas que têm saídas para o litoral também serão fiscalizadas.

Durante o Carnaval, as operações serão realizadas ainda no litoral e em cidades como São José dos Campos e Campinas, no interior.

Com as mudanças, caso o motorista seja flagrado dirigindo embriagado, não precisará ser levado para a delegacia. Delegados e escrivães da Polícia Civil serão responsáveis por tomar as medidas legais, como fazer o boletim de ocorrência, no próprio local.

As blitze terão ainda peritos, que farão exames clínicos quando o motorista se recusar a assoprar o bafômetro. E profissionais de saúde ficarão a postos para orientação.

"É uma ação articulada entre várias secretarias. O objetivo é deixar as blitze mais completas, deixar tudo junto, para fazer cumprir a lei", diz o secretário estadual de Planejamento, Julio Semeghini.

A lei seca ficou mais rígida em dezembro, após projeto ser sancionado pouco depois de aprovado no Congresso.

Na semana passada, o Conselho Nacional de Trânsito endureceu mais as regras: qualquer traço de álcool no sangue rende multa de R$ 1.915, suspensão da CNH e impedimento de seguir viagem.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página