Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Outro lado

Exame não é eliminatório, diz Secretaria de Educação

Teste é classificatório e candidatos com menores índices de acerto ficam por último na convocação

DE SÃO PAULO

A Secretaria Estadual da Educação de São Paulo informou que o teste de professores temporários "não é eliminatório, mas classificatório" e que docentes efetivos têm prioridade na atribuição de aulas nas escolas.

A escolha segue a seguinte ordem: professores efetivos, estáveis (que lecionam na rede há certo tempo e têm direitos semelhantes aos efetivos), temporários que foram bem na prova e só então "candidatos com menores índices de classificação".

A pasta diz que as normas em relação aos temporários foram atualizadas nos últimos anos e que a possibilidade de contratação de reprovados está prevista em duas resoluções, de 2010 e 2011.

Essas normas determinam que os "professores e candidatos que não alcançarem os índices de pontuação fixados para aproveitamento no processo inicial de atribuição de aulas serão classificados em lista diferenciada da que classificar os aprovados".

A pasta afirma que não tem dados atualizados sobre o número de reprovados que irão lecionar porque o processo de atribuição de aulas ainda está em andamento. Em 2012, eles representavam 4% do total de docentes da rede.

Em nota, a secretaria também informa que "a contratação por tempo determinado sempre será necessária" e que a realização do processo seletivo está prevista em lei.

Ainda segundo a secretaria, mais de 33 mil docentes efetivos foram nomeados nos últimos dois anos para tentar resolver o problema da falta de professores -10.360 somente para este ano letivo.

A nota afirma ainda que a atribuição de aulas está em andamento e que "o conteúdo ocasionalmente não ministrado será reposto de modo a cumprir integralmente o calendário letivo".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página