Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Reino Unido estuda criar nova barreira a brasileiros

Ministra britânica quer exigir visto para quem for ficar até 6 meses na região

Cidadãos do Brasil hoje não precisam de visto de curto prazo; ideia vai na contramão do que planejam os EUA

DE SÃO PAULO DE BRASÍLIA

O Reino Unido estuda exigir um novo visto de imigração para todos os cidadãos brasileiros que viajarem para a região.

Atualmente, a necessidade de visto para os brasileiros ingressarem em solo britânico existe somente para quem for ficar mais de seis meses nos países que compõem a região -Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.

De acordo com informações divulgadas pelo jornal britânico "Financial Times", a ideia está sendo gerada no gabinete da ministra do Interior, Theresa May.

A discussão está em estágio embrionário dentro do próprio governo britânico, informa o diário, e não existe uma data para que a medida passe a vigorar.

A própria reportagem do jornal britânico mostra que outros ministros do Reino Unido poderão ser contra a medida. A ideia poderá ser discutida de forma pública hoje, em uma reunião entre os ministros.

Na visão de alguns deles, aqueles que resistem à ideia da ministra do Interior, a necessidade do visto pode causar algum ruído e refletir de forma negativa nas relações comerciais entre o Brasil e o Reino Unido.

O governo brasileiro, por meio do Itamaraty, disse ontem que não recebeu nenhuma informação oficial -nem em Londres nem em Brasília- sobre esse assunto.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, esteve no Brasil no ano passado com uma delegação de 58 importantes empresários do Reino Unido. Ele considera o Brasil um parceiro-chave em termos de comércio exterior.

IMIGRANTES ILEGAIS

A ideia de impor restrições aos brasileiros parte de uma estatística apurada pelo governo do Reino Unido em 2011. Os números indicam que o Brasil foi, naquele ano, o quinto país com mais cidadãos ilegais na região -por volta de 2.000 brasileiros foram expulsos dos países do Reino Unido em 2011.

Dos dez países que mais têm imigrantes ilegais dentro do Reino Unido, mostra o estudo, o Brasil é o único em que seus cidadãos não precisam de visto de curto prazo para cruzar as fronteiras.

Se confirmada, a imposição de visto para o Reino Unido estaria na contramão de ações que estão sendo planejadas pelos governos dos Estados Unidos e da Austrália.

Os dois países pretendem flexibilizar a necessidade de visto para os brasileiros.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página