Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria
Estudantes do ensino fundamental evoluem, mas nível cai no médio
Menos alunos se formam com conhecimento ideal em matemática
Etapa problemática da educação básica, o ensino médio teve uma leve piora de qualidade entre 2009 e 2011 em matemática. Estudantes mais novos mantiveram processo de melhoria nas notas.
As conclusões são da ONG Todos pela Educação, que reúne empresários, educadores e gestores da área.
Segundo o estudo, que leva em conta os microdados da Prova Brasil, a proporção de alunos no 3º ano do ensino médio que atingiu os conhecimentos esperados caiu de 11% a 10%, em matemática. Em português, o percentual permaneceu em 29%.
A evolução das notas considera estudantes da rede pública e da privada. Nenhum Estado bateu as metas traçadas pela ONG. O último ano do ensino médio teve o pior desempenho na avaliação.
Os alunos do 5º ano do ensino fundamental seguem processo de melhoria. A proporção de alunos com conhecimento satisfatório em matemática foi de 33% para 36%.
Doutora em matemática pela USP, Katia Stocco Smole diz que o problema da disciplina começa na metade do ensino fundamental, quando fica mais complexa. "Se o aluno não tem o apoio adequado, acumula dificuldades."
Para a diretora-executiva do Todos pela Educação, Priscila Cruz, falta para a matemática projeto estruturante de governos estaduais (ensino médio público) e do Ministério da Educação (MEC). Ela diz ainda ser necessária a adoção do currículo nacional. "Preciso saber o que o aluno deve aprender. Do contrário, como formar os professores?"
O presidente do Inep (instituto ligado ao MEC), Luiz Claudio Costa, afirma que a pasta já trabalha com os secretários de Educação o desenho de um pacto para melhorar o ensino médio.