Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Equilibrio

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Na experiência, cabelos naturais foram penteados cinco mil vezes

DE SÃO PAULO

O teste dos xampus foi feito a pedido da Folha pela Kosmoscience, empresa que faz pesquisas científicas e técnicas na área de cosméticos.

A reportagem comprou oito marcas de xampu antiqueda em um revendedor de São Paulo. Os produtos foram entregues aos técnicos.

No laboratório, 54 mechas de cabelos naturais pesando cinco gramas e medindo 25 centímetros cada uma foram preparadas com processos padronizados de pré-limpeza e secagem."Os cabelos são comprados de fornecedores mundialmente credenciados para uso em testes", diz o químico Adriano Pinheiro, diretor da Kosmoscience.

Separadas em nove grupos, as mechas foram lavadas com cada um dos xampus antiqueda e com um xampu base (sem ingredientes de tratamento), para ser o grupo-controle -o parâmetro da redução na queda.

Depois de enxaguadas e desembaraçadas manualmente, as mechas foram colocadas no equipamento Automated Hair Comber.

Ali os fios foram presos e passados por uma escova que gira à velocidade de 25 rotações por minuto. As mechas foram penteadas 500 vezes na máquina à temperatura de 40ºC e mais 500 vezes a 27ºC.

O procedimento, que simula ciclos de danos sofridos pelos cabelos, é repetido por cinco vezes. Equivale a um mês de uso do xampu.

Depois que as mechas foram retiradas da máquina, os técnicos recolheram bandejas individuais onde ficaram os fios caídos. Esses fios foram contados no microscópio. Os números foram analisados estatisticamente.

A Kosmoscience atua em testes desse tipo há mais de dez anos. Começou suas atividades em parcerias com a Unesp (Universidade Federal de São Paulo) e UFScar (Universidade Federal de São Carlos), em um programa de desenvolvimento de empresas que difunde conhecimento gerado nas universidades.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página