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Terra de gigantes

Velocidade do 1º caminhão era de 12 km/h

Quatro rodas de ferro e madeira, uma plataforma e o motor a gasolina com pouco mais de 10 cv. Esses eram os principais componentes do primeiro caminhão da história, construído em 1896 pelos alemães Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach. Em 1902, a sueca Scania Vabis apresentou um modelo capaz de transportar 1,5 t de carga e atingir a velocidade máxima de 12 km/h.

Veja a evolução da potência dos caminhões extra-pesados a diesel nas últimas décadas

1970
Veículos como os Scania LK140 e LK141 tinham motor DS 14 (14 litros) de 350 cv e oito cilindros em "V"

1980
A Mercedes-Benz apresenta o motor V8 de 425 cv, que passa a equipar o caminhão 1644

1990
Com até 408 cv de potência, os Volvo NL 12 entram para o grupo de caminhões mais potentes do mundo

2000
A Scania lança o R 164 com motor 16 litros V8 (580 cv). Na época, o carro recebeu o apelido de Rei da Estrada e teve versões especiais

2010
O Volvo FM chega a 700 cv e assume o posto de mais potente do planeta. Logo depois, a Scania apresenta seu motor de 730 cv

2012
A Volvo eleva a potência de seu FM extrapesado para 750 cv e retoma o posto de caminhão mais potente do mundo

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OS BRUTOS NA TELA GRANDE

Em meados das décadas de 1970 e 1980, caminhoneiros e caminhões estiveram em alta nas produções de Hollywood. Em 1978, Kris Kristofferson interpretou Rubber Duck no policial "Convoy" ("Comboio"). Nove anos depois, Sylvester Stallone guiou um Autocar 1965 em "Over the Top" ("Falcão, o Campeão dos Campeões").

MAQUIAGEM CARREGADA

Quem costuma passar pelos arredores das fábricas de caminhões já deve ter cruzado com um modelo "mascarado". A fantasia serve para disfarçar um novo produto quando é preciso circular por vias públicas--o mesmo é feito com os carros de passeio na fase de desenvolvimento do produto. O objetivo é não revelar à concorrência como será o visual de um novo veículo. Em geral, a camuflagem dos pesados na fase final de testes é feita com lona preta e adesivos quadriculados.


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