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Carro é o cigarro do futuro, diz Lerner

Para ex-prefeito de Curitiba, SP acertou ao priorizar ônibus, mas agora tem de buscar qualidade

FABIANO MAISONNAVE DE SÃO PAULO

Responsável pela implantação do primeiro sistema de BRTs (ônibus de trânsito rápido) do mundo, o urbanista e ex-prefeito de Curitiba Jaime Lerner disse que São Paulo "ganhou uma grande guerra" ao priorizar o transporte coletivo sobre pneus. O desafio da cidade agora, diz, é dar qualidade ao sistema.

"O carro é o cigarro do futuro", disse Lerner, 75, na quarta-feira, no Fórum de Mobilidade Urbana da Folha. "Para o cotidiano, cada vez mais teremos de apostar no transporte público."

Lerner, que também foi governador do Paraná, disse que, definida a opção pelo ônibus, é preciso "dar outro grande salto: transformar essa concepção de corredores para concepção de rede."

"Não é só uma solução de transporte", disse, ao comparar o ideal urbano a uma tartaruga: "Moradia, trabalho e mobilidade, tudo junto".

O arquiteto afirmou ainda que o BRT "não é faixa pintada". Para ele, é preciso planejar bem a estação de embarque, pois é muito difícil fazer um sistema de qualidade com pontos de ônibus "junto ao meio-fio".

"Não é fazer um abrigo, não é fazer todo mundo, num ônibus biarticulado, embarcar pela catraca. A catraca é imbecilidade no caso de transporte de massa."

Desde o início do ano, o prefeito Fernando Haddad criou 224 km de faixas exclusivas para ônibus. Parte está incluída nos 150 km de BRT que o petista promete entregar até o final de 2016.

Em tom descontraído, o ex-prefeito curitibano disse que os moradores da capital paulista têm uma visão excessivamente negativa da cidade.

"O paulistano tem prazer em dizer que a cidade não tem jeito", brincou.

Além de Lerner, participaram do painel "Eficiência no Transporte Urbano" o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e o presidente da Volvo Bus Latin America, Luís Carlos Pimenta.

Pimenta destacou como tendência a implantação de ônibus elétricos. Segundo ele, o segmento tem investido muito nessa tecnologia.

No ano passado, foi lançado o primeiro ônibus híbrido elétrico em São Paulo, que permite renovação da energia e melhor rendimento se comparado ao biodiesel.

"As novas soluções nesse sentido buscam sustentabilidade ambiental e econômica. Os combustíveis fósseis serão cada vez mais escassos e a poluição urbana deve aumentar", afirmou.


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