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Pinterest, rede social de imagens, começa a exibir publicidade

Site tem cerca de 45 milhões de usuários no mundo e agora começa a testar meios de exibir post patrocinado

Fundador da página contatava usuários para que eles dessem ideias de como melhorar o visual e a navegação

Ben Silbermann, 31, não é engenheiro nem grande comunicador. Mas compreende a compulsão humana por colecionar tudo, de receitas a ideias de decoração, e de como isso floresceria on-line.

O fundador do Pinterest, rede social para compartilhar imagens garimpadas na internet avaliada em US$ 3,8 bilhões (R$ 8,85 bilhões), não parece os empreendedores típicos do Vale do Silício.

Quando o site foi lançado, em 2010, o crescimento da base de usuários foi lento. O setor de tecnologia tinha dificuldade para ver o valor de um site que não operava em tempo real e não era voltado aos aparelhos móveis.

Silbermann se dedicou obsessivamente a seu produto.

Ele havia deixado um emprego de especialista em produtos no Google AdSense em 2008, e, com os cofundadores Evan Sharp e Paul Sciarra, perseverou no desenvolvimento de 50 versões do site antes de seu lançamento.

Para melhorá-lo, contatou centenas de usuários pessoalmente para pedir ideias.

Os amigos também o ajudaram a desenvolver o Pinterest, que conta hoje com cerca de 45 milhões de usuários, de acordo com a comScore. Silbermann descreve o trabalho de comandar a empresa, que preside desde o ano passado, como mistura de "terror e alegria".

Os investidores estão convencidos de que o empreendedor tem um plano claro.

O Pinterest começará agora a testar propaganda.

Eventuais anunciantes pareciam satisfeitos com o serviço, que, sem cobrar, faz as pessoas descobrirem coisas que nem imaginavam querer.

Pela nova estratégia, posts feitos por um grupo seleto de empresas passarão a ser promovidos.

O triunfo do site, Silbermann afirma, é fazer buscas mais pessoais (e baseadas em imagem) que o Google não capta, como "que cara deve ter minha sala de estar?"

Para convencer usuários a aceitarem o plano publicitário, "personalizou" a ideia em um post no blog oficial: afirmou que usa o site para montar programas futuros com o filho de um ano e registrar seus sonhos para o menino.

"É por isso que, para nós, é tão importante que o Pinterest dure", escreveu.


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