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Mais limites

Caminhos possíveis

França reduz velocidade máxima quando detecta lentidão à frente

RODRIGO VIZEU COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Os franceses recorrem à redução de velocidade como uma das principais estratégias para reduzir engarrafamentos nas rodovias do país.

Sensores no asfalto, à semelhança dos de radares de controle de velocidade, e câmeras medem em tempo real o fluxo de veículos. Quando um congestionamento é identificado, placas eletrônicas reduzem a velocidade máxima da via para quem vem atrás, evitando para que eles demorem a chegar ao ponto mais carregado.

"O conjunto do tráfego fica mais lento, porém circula melhor. No final, a viagem fica mais rápida", diz o tenente-coronel Ghislain De Sars, do Centro Nacional de Informação Rodoviária, que monitora a circulação no país.

Estima-se que a técnica reduza os engarrafamentos franceses em 30% e os acidentes em 20%. Também permite informação em tempo real da situação das estradas, além de sugestão de horários e trajetos de viagens fora de horários de picos.

Para controlar os picos, o governo divide a França em três zonas nas férias escolares de inverno (entre fevereiro e março) e de primavera (abril a maio). Escolas pelo país liberam as crianças em períodos diferentes, com reflexo nas férias de seus pais.

O governo estuda ampliar o sistema para as férias de verão, para minimizar os "dias negros", como são conhecidos os dias entre fim de julho e início de julho quando toda a Europa toma as estradas em direção ao Mediterrâneo.


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