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Aulas, eventos e festas grátis ajudam a atrair clientes fiéis
Na era do marketing virtual, empresas dos EUA criam meios de se relacionar pessoalmente com o consumidor para reforçar marca
Pequenas empresas dos Estados Unidos estão oferecendo aulas ou promovendo eventos para atrair os curiosos, transformá-los em clientes e estabelecer relacionamentos duradouros.
A recessão forçou muitas companhias a encontrar novas maneiras de fazer com que suas marcas ressoem, diz Jeffrey Carr, professor de marketing e empreendedorismo na Escola Stern de Administração de Empresas.
"Você pode conectar uma marca a um produto", diz ele, "mas o branding' moderno se relaciona muito mais com o envolvimento emocional."
A Woodinville Whiskey Co., de Woodinville (Washington), realiza festas de engarrafamento, nas quais clientes engarrafam, rotulam, tampam e armazenam uísque em caixas. Os esforços deles são recompensados por uma camiseta que diz "equipe de engarrafamento", um desconto sobre qualquer coisa que comprem e um jantar.
A Woodinville é uma destilaria de pequeno porte fundada por Orlin Sorensen e Brett Carlile, que produz uísque artesanal. Com cem caixas de uísque a engarrafar por noite, os proprietários decidiram que envolveriam os clientes no ritual.
Agora, postam as datas das festas na página de Facebook da empresa com semanas de antecedência --o limite de participantes para cada noitada é de 16 convidados.
As festas criam conscientização sobre a marca e fidelidade. "Os clientes se tornam um pouco donos da marca --as mãos deles participaram da produção. Quando veem uma garrafa de nosso uísque em uma loja, se perguntam se aquela é uma das que engarrafaram."
Sorensen diz que seria mais barato e fácil comprar máquinas de embalagem e contratar pessoal para operá-las. "Mas perderíamos contato com nossos clientes", afirma o empresário.
Ben Cooley, proprietário da Bicycle Sport, em Charlotte (Carolina do Norte), optou por esse tipo de estratégia para reverter as quedas nas vendas de bicicletas para crianças. Ele começou a realizar eventos nos quais as ensina a andar de bicicleta.
"Cerca de 20 ou 30 pessoas vieram à loja dizendo ter participado do evento, e que agora precisavam comprar uma bicicleta para os filhos --e também bicicletas para eles", diz Cooley.