Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Especial

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Contrato deve prever multa por atraso em obra

DE SÃO PAULO

Um ponto no shopping é caro e pode até ficar inviável se o lojista não tomar precauções no contrato com a administradora, segundo o professor de direito empresarial do Mackenzie Mario Cerveira Filho.

O comerciante pode enfrentar problemas, como atraso na inauguração do centro comercial e cobrança de taxas milionárias.

"Se o shopping é novo, o contrato deve prever multa e devolução das luvas [taxa para ingressar no ponto] caso ele não seja aberto na data combinada", diz o advogado.

Também deve ser prevista uma indenização caso o centro inaugure sem grandes marcas e cinemas prometidos. "Nesse caso, o lojista foi lesado, pois esperava estar em meio a estabelecimentos que atrairiam o público consumidor", afirma Filho.

Outra dica é negociar a taxa de transferência do ponto, que pode ir de 6 a 20 aluguéis. "Lojistas que abrem franquias em shoppings devem pedir cláusula para não ter de pagar a taxa caso passem o ponto para outro franqueado que vá tocar o mesmo negócio", diz o advogado.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página