Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria
Russos usam Copa para fazer game de ensino crescer no Brasil
LinguaLeo, que dá lições de inglês, tem 500 mil usuários no país
A empresa russa LinguaLeo, criadora de um aplicativo para ensino on-line de inglês, vai tentar usar a Copa do Mundo para ganhar usuários no Brasil --mesmo que falte menos de um mês para o evento.
No método da companhia, o usuário aprende a língua por meio de um jogo --à medida que acerta respostas, o aluno ganha acesso a novos níveis. Alguns módulos específicos, de preparação para testes de proficiência, por exemplo, são pagos.
Hoje, entre 2% e 3% dos cerca de 500 mil usuários do sistema no Brasil são usuários pagantes. A maior parte acessa o sistema por aparelhos móveis.
"Muito está sendo preparado no Brasil para a Copa e isso inclui o inglês. Nossa expectativa é acelerar o crescimento no número de usuários nos próximos meses", diz Dmitry Stavisky, diretor de operações da empresa.
Na semana passada, a companhia começou a oferecer dois cursos voltados ao mundial, chamados Bem-vindos ao Brasil e Você Fala "Futebolês?".
Stavisky diz que é "possível" que usuários do sistema consigam avançar no idioma a tempo do Mundial. "Não é possível se tornar fluente, mas dá para melhorar."
PREFERÊNCIA
O Brasil é o segundo país em que o Lingualeo mais tem usuários. Na Rússia são 8 milhões --em torno de 3% pagantes. No fim de 2012, após receber US$ 3 milhões (R$ 6,6 milhões) do fundo de investimentos Runa Capital, a empresa decidiu começar sua expansão internacional a partir do Brasil. Os motivos eram o perfil relativamente jovem do país, o aumento no acesso à internet e a baixa competição.
Nos próximos meses, devem ser lançadas versões para a Turquia e os países de língua espanhola.
De acordo com o executivo, a companhia é hoje uma companhia que dá lucro na Rússia e só não está no azul no geral ainda por causa dos investimentos na expansão internacional.