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Russos usam Copa para fazer game de ensino crescer no Brasil

LinguaLeo, que dá lições de inglês, tem 500 mil usuários no país

DE SÃO PAULO

A empresa russa LinguaLeo, criadora de um aplicativo para ensino on-line de inglês, vai tentar usar a Copa do Mundo para ganhar usuários no Brasil --mesmo que falte menos de um mês para o evento.

No método da companhia, o usuário aprende a língua por meio de um jogo --à medida que acerta respostas, o aluno ganha acesso a novos níveis. Alguns módulos específicos, de preparação para testes de proficiência, por exemplo, são pagos.

Hoje, entre 2% e 3% dos cerca de 500 mil usuários do sistema no Brasil são usuários pagantes. A maior parte acessa o sistema por aparelhos móveis.

"Muito está sendo preparado no Brasil para a Copa e isso inclui o inglês. Nossa expectativa é acelerar o crescimento no número de usuários nos próximos meses", diz Dmitry Stavisky, diretor de operações da empresa.

Na semana passada, a companhia começou a oferecer dois cursos voltados ao mundial, chamados Bem-vindos ao Brasil e Você Fala "Futebolês?".

Stavisky diz que é "possível" que usuários do sistema consigam avançar no idioma a tempo do Mundial. "Não é possível se tornar fluente, mas dá para melhorar."

PREFERÊNCIA

O Brasil é o segundo país em que o Lingualeo mais tem usuários. Na Rússia são 8 milhões --em torno de 3% pagantes. No fim de 2012, após receber US$ 3 milhões (R$ 6,6 milhões) do fundo de investimentos Runa Capital, a empresa decidiu começar sua expansão internacional a partir do Brasil. Os motivos eram o perfil relativamente jovem do país, o aumento no acesso à internet e a baixa competição.

Nos próximos meses, devem ser lançadas versões para a Turquia e os países de língua espanhola.

De acordo com o executivo, a companhia é hoje uma companhia que dá lucro na Rússia e só não está no azul no geral ainda por causa dos investimentos na expansão internacional.


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