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Estudo prevê saída de ônibus de vias do centro

DE RIBEIRÃO PRETO

Com o centro de Ribeirão Preto estrangulado devido ao crescimento da frota de veículos, especialistas e a própria gestão do transporte público afirmam ser preciso fazer alterações na região.

Ribeirão Preto cresceu e se desenvolveu no entorno da ferrovia Mogiana, que cortava o centro da cidade até a década de 1960. Ruas estreitas se formaram na região, o que dificulta a locomoção de ônibus.

Especialistas e a própria Transerp (Empresa de Trânsito e Transporte de Ribeirão Preto) concordam que é preciso deslocar o volume para outras vias. A principal proposta, ainda em estudo, envolve as linhas de ônibus.

A maioria das ruas do centro tem de sete metros a nove metros de largura, o que significa que suportam duas faixas e não permitem ônibus maiores.

"A arte da engenharia é transferir o trânsito de um local para outro", disse o especialista em trânsito José Bernardes Felex, docente aposentado da USP (Universidade de São Paulo).

Ribeirão tem 118 linhas de ônibus. O objetivo é fazer com que usem as principais vias do centro e evitem ruas menores.


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