Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Especial

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Divisas em evolução

Nas fronteiras dos três principais Estados da região, cidades se reinventam para atrair investimentos, qualificar a mão de obra e afastar os efeitos da economia em desaceleração

Na virada deste século, fábricas de veículos começaram a mudar a paisagem e a economia do sul fluminense, na divisa com São Paulo. Quatro montadoras atraíram uma quinta, com investimentos que devem atingir R$ 5,7 bilhões entre 2004 e 2016. Na esteira vieram para Resende, Itatiaia e Porto Real mais de 50 indústrias de peças e componentes. O número de empregos disparou, beneficiando cidades vizinhas e impulsionando setores como serviços e construção.

Em outra divisa, entre o Rio e Minas Gerais, duas cidades percorreram ciclos de decadência e recuperação. Do lado fluminense, Três Rios, um dos cinco municípios do Estado que não recebem receitas de petróleo, usou uma política agressiva de incentivos para trazer empresas e avançar nos indicadores econômicos. O movimento afetou, em Minas, a vizinha Juiz de Fora, que reagiu redirecionando seu foco para os setores de ensino superior e tecnologia.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página