Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Especial

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Partido de Levy Fidelix tem 'ala gay' no Rio Grande do Sul

Procurador-geral abre investigação sobre declaração de candidato

DE SÃO PAULO

Partido do presidenciável Levy Fidelix, o PRTB tem uma "ala gay" no Rio Grande do Sul desde que foi estruturado no Estado. O PRTB gaúcho tem cerca de 4.000 filiados e a "ala gay", a PRTB Total, é organizada por quase 30 simpatizantes.

O PRTB ganhou visibilidade no domingo (28) no debate presidencial na TV Record, quando Fidelix atacou a união homoafetiva. O candidato disse, em resposta a uma pergunta de Luciana Genro (PSOL) sobre o tema, que "dois iguais não fazem filho" e que "aparelho excretor não reproduz".

Sobre o posicionamento de Fidelix, Tomás Sá Pereira, coordenador da campanha do PRTB-RS, disse que a maioria não pensa assim: "Em nenhum momento ele falou no partido. Nenhum filiado é obrigado a pensar como ele. Ele sabe que os demais filiados não concordam com a posição dele".

Segundo Pereira, "eles [do LGBT] procuraram o partido e o partido acolheu", explica Edison Estivalete (PRTB), candidato a governador do RS: "Não temos discriminação".

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ordenou a abertura de investigação para apurar se Fidelix cometeu crime ao se manifestar sobre os homossexuais. O candidato terá 24 horas para apresentar defesa. Após ouvir Fidelix, Janot irá decidir se toma alguma medida judicial contra ele.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página