Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Especial

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Eleições 2014/Estados

PT perde oito deputados; Capez é campeão de votos

Bancada petista na Assembleia cai dos atuais 22 para 14 parlamentares em 2015

Em relação às eleições de 2010, base do governo cresce e alcança ao menos 73 dos 94 deputados

DE SÃO PAULO

O PT foi o partido mais derrotado nas eleições na disputa pelas vagas da Assembleia Legislativa --perderá, a partir do ano que vem, oito das 22 cadeiras que têm na atual legislatura, no pior resultado desde 1998.

Em consequência, a nova composição da Assembleia acentua a tendência favorável ao governador reeleito Geraldo Alckmin (PSDB).

O total de deputados estaduais alinhados ao governo tucano subiu de 65 (70%) em 2010 para ao menos 73 (78%) neste ano (de um total de 94 parlamentares na Casa); embora o PSDB tenha mantido suas 22 atuais cadeiras, partidos coligados ganharam espaço nas eleições de agora.

A oposição caiu de 29 (30%) para 20 (21%). Ela é composta apenas por PT (14 deputados), PC do B, PSOL e PDT, com dois deputados estaduais cada um.

A base pró-Alckmin evita assuntos que possam contrariar ou colocar em xeque a gestão do tucano, além de controlar as principais comissões da Assembleia.

Ao menos em uma vaga, com o PHS, novato na Assembleia, não é possível saber se o partido será alinhado ao governo ou não. A eleita pela legenda foi a deputada Clélia Gomes.

O deputado mais votado foi o procurador de Justiça licenciado Fernando Capez (PSDB). Com 100% dos votos apurados, ele obteve 306.268 votos.

MAIS VOTADO

Capez foi reeleito para o terceiro mandato consecutivo, na melhor votação que conseguiu até hoje e recorde na Casa para um deputado.

Em 2010, ele havia ficado em terceiro na relação dos campeões de votos, atrás de dois outros tucanos: Bruno Covas, que neste domingo (5) se elegeu deputado federal, e Paulo Alexandre Barbosa, prefeito de Santos.

Mestre em direito penal, o deputado tem como um dos seus temas prioritários a segurança pública. Ele ganhou notoriedade nos anos 1990, quando era promotor de Justiça, no combate às torcidas organizadas em São Paulo.

SEGURANÇA

Três eleitos pela primeira vez atuam com segurança: Coronel Telhada (PSDB), Delegado Olim (PP) e Coronel Camilo (PSD). Telhada e Camilo, vereadores, são coronéis da reserva da PM. Olim é delegado da Polícia Civil. Fenômeno semelhante ocorreu com a Câmara em 2012.

O PSC e o PR aumentaram de um para três o número de deputados na Assembleia em relação a 2010. O índice de renovação na Assembleia ficou estável: 35%.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página