Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Especial

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Eleições 2014/Estados

Alckmin é reeleito governador e conquista 4º mandato em SP

PSDB, que comanda Estado há 20 anos, também venceu no Paraná, mas perdeu em Minas para o PT

DE SÃO PAULO

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), foi reeleito com 57% dos votos. Em seu melhor desempenho num primeiro turno, só perdeu em um dos 645 municípios e conquistou o quarto mandato no Estado, comandado por tucanos há 20 anos.

O principal rival do governador, Paulo Skaf (PMDB), obteve 22% e deixou em terceiro lugar o candidato escolhido pelo ex-presidente Lula, Alexandre Padilha (PT), que alcançou 18%. A vitória tucana no maior colégio eleitoral do país transforma Alckmin em provável candidato à Presidência em 2018, caso Dilma Rousseff derrote Aécio Neves na briga pelo Planalto.

A conquista do PSDB em São Paulo e também no Paraná, onde Beto Richa foi reeleito com 56%, contrasta com o desempenho do partido em Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral brasileiro, que foi conquistado pelo PT pela primeira vez.

O ex-ministro Fernando Pimentel derrotou o tucano Pimenta da Veiga, encerrando no Estado o ciclo do PSDB iniciado por Aécio há 12 anos.

O partido da presidente Dilma venceu ainda no Piauí e na Bahia, onde se manterá no comando, com Rui Costa.

No Maranhão, Flávio Dino (PC do B) derrotou o representante da família Sarney na disputa e impôs derrota simbólica ao PMDB, que já venceu no Espírito Santo, Tocantins, Sergipe e Alagoas.

Em Pernambuco, o sucessor de Eduardo Campos, Paulo Câmara (PSB), se elegeu com 68%, recorde da eleição. Haverá segundo turno em 13 Estados e no Distrito Federal.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página