Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Especial

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Eleições 2014

Nordeste dá impulso a Dilma, e paulistas empurram Aécio

Dilma venceu em 15 Estados, em 12 deles com mais de 50% dos votos; Aécio chegou na frente em 10 e teve desempenho destacado em SP; Marina ganhou no AC e em PE

RICARDO MENDONÇA DE SÃO PAULO

Na mais equilibrada disputa presidencial dos últimos 20 anos, marcada por fortes diferenças regionais, a presidente Dilma Rousseff (PT) venceu o primeiro turno com 41,5% dos votos válidos e irá disputar um embate final contra Aécio Neves (PSDB), que alcançou 33,7%.

Na comparação com as eleições anteriores desde a redemocratização, só o ex-presidente Fernando Collor de Mello ganhou um primeiro turno com um percentual menor de votos que o obtido agora por Dilma. Em 1989, o agora reeleito senador teve 30,6%. Quatro anos atrás, Dilma ganhou a etapa inicial com 46,9%.

Dilma venceu em 15 Estados. Em 12 deles (todos no Nordeste e no Norte), com mais de 50% dos votos. Em 5, com mais de 60%. No Piauí, com 70,8%. Do resultado total de Dilma no país, 38% dos votos vieram dos nove Estados nordestinos. Quase 4 de cada 10.

Já Aécio venceu a eleição em dez Estados, com destaque para a folgava vitória em São Paulo, o maior deles, onde alcançou 44,5%. O melhor resultado proporcional do tucano foi em Santa Catarina, com 52,9%.

A ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva (PSB) ficou novamente em terceiro lugar no computo geral com 21,3% dos votos.

Seu desempenho foi ligeiramente superior ao de 2010, quando disputou a Presidência pela primeira vez, ainda pelo PV, e surpreendeu a todos ao conseguir 19,3%.

Neste ano, Marina ganhou no Acre, onde nasceu, e em Pernambuco, com 48,1%.

Pernambuco é o Estado de Eduardo Campos, o candidato original do PSB à Presidência, morto em 13 de agosto num acidente aéreo. Marina, primeiramente inscrita como vice de Campos, o substituiu como cabeça da chapa.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página